Elisaõ e Evasão Fiscal
O objetivo deste trabalho é identificar os principais problemas para as empresas devido à alta tributação no Brasil, utilizando meios ilícitos para conseguir manter-se no mercado competitivo. Porém, o Fisco está apresentando sistemas cada vez mais sofisticados, dificultando para pessoas jurídicas tais práticas ilegais, como a sonegação. O resultado obtido através das pesquisas foi que a alta carga tributária para as entidades privadas é na verdade uma barreira para seu crescimento, mas que a alternativa atual para a redução dos tributos fazer um planejamento tributário, de forma lícita, como a elisão fiscal.
O trabalho busca entender o que é evasão e elisão fiscal, o que as empresas fazem para diminuir sua tributação e maximizar seu lucro, o motivo para burlar a fiscalização e como isso afeta num modo geral, para as empresas, o governo e a sociedade.
INTRODUÇÃO
O Brasil é um dos países que mais cobram impostos no mundo. As empresas buscam diminuir seus tributos, seja de forma legal ou ilegal, pois algumas não conseguem manter-se no mercado e devido ao cruzamento de informações que o Fisco possui através de seus sistemas, está cada vez mais difícil cometer a sonegação, por isso é relevante a figura do contador na empresa, pois ele é o responsável pelo planejamento tributário com o intuito de diminuir os encargos tributários.
Elisão fiscal, trata-se de um planejamento tributário utilizado de forma lícita pelo contribuinte para reduzir sua carga tributária. Um dos grandes problemas para o Estado é a evasão fiscal, forma ilícita que o contribuinte encontra para diminuir suas obrigações com o Fisco, através de sonegação de impostos, como exemplo, compra de nota fiscal fria e compra de mercadoria sem a emissão da nota fiscal. Outro problema é a fraude tributária, forjando um valor com o objetivo de diminuir o tributo e omissão de lançamentos contábeis.
Muitas vezes infringir a lei, como sonegar ou fraudar é um meio