PRODUÇÃO PUBLICTÁRIA
03 junho 2014 - Nenhum comentário
Com a rápida evolução do mundo, o mercado vem ficando cada vez mais amplo e extremamente concorrido. Cada vez mais as marcas e as agências de comunicação percebem que ter um diferencial é essencial. Tal diferencial pode estar em uma inovadora técnica chamada Sound Branding.
Antes de mais nada, devemos entender que um bom resultado de divulgação é aquele que leva as pessoas a viverem a marca, a se envolverem com ela de alguma forma. E o som é um elemento que nos atinge em 360º, não há como fugir dele, por isso essa importante arma começou a ser usada no mercado da comunicação.
Algumas grandes marcas já possuem o seu logo sonoro, por exemplo a Claro, Intel, Coca Cola e, recentemente, a marca de sucos MID. Mas o Sound Branding vai muito além disso, ele pesquisa a empresa profundamente, entende quem é o seu consumidor, o que ele procura como referência sonora, define a voz dessa marca e aplica tudo isso durante o desenvolvimento de sons exclusivos para a marca, que são aplicados em spots, pontos de venda e até nos vídeos comerciais.
Uma boa comparação, e que mostra a importância do som, é o toque de mensagem de nossos celulares, só de escutarmos um determinado som, sabemos que recebemos uma mensagem. O mesmo acontece com o Sound Branding de uma marca, você não precisa ver o logo, nem as cores, muito menos qualquer outro artifício visual, basta ouvir um som característico, único e exclusivo que imediatamente você se liga a essa marca. Isso é conquistar o inconsciente do consumidor, o que é o grande objetivo de toda marca.
Zanna, proprietária da primeira agência de Sound Branding da América Latina, a Zanna Sound, diz que: “O métodoSound Branding, utilizado para estruturar os atributos de personalidade da marca, cria e transforma seus arquétipos musicais em sons aplicados em todos os pontos sonoros de contato. Gera-se uma comunicação sonora integrada,