Branding Equity
Marcas e Branding
Pode-se dizer que marca é a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizados em um logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor para seus consumidores. Trata-se de um sistema integrado que promete e entrega soluções desejadas pelas pessoas.
Segundo Philip Kotler, marca é: “Nome, termo, signo ou símbolo, ou uma combinação destes que tem a função de identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes”.
Um projeto de marca é muito mais aprofundado e abrangente do que simplesmente a reunião de desenhos e efeitos de computador. Ele envolve muita pesquisa, experiência em design e estratégia, formulação e diretrizes de aplicação.
Portanto, o simples fato de possuir um logotipo não significa que se possua uma marca, pois é preciso compreendê-la como algo muito mais amplo que os aspectos de comunicação. É nesse ponto que entra o conceito de branding.
De acordo com a Global Brands, ”Branding é o conjunto de ações ligadas à administração de marcas. São ações que tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza meramente financeira, passando a fazer parte da cultura e influenciando a vida das pessoas. Essas “ações” se relacionam a símbolos que têm a capacidade de simplificar e enriquecer as nossas vidas, num mundo cada vez mais confuso e complexo”.
De forma sintetizada, pode-se conceituar o branding como o conjunto de ferramentas voltado ao gerenciamento do principal ativo intangível da empresa: sua marca.
Todos nós, como consumidores, estamos percebendo como o mundo está mudando de forma cada vez mais veloz. A transformação acontece de forma acelerada, mas a relação dos consumidores com o produto e serviço segue um caminho que já está traçado e isso só reforça a importância das marcas em nossas vidas como consumidores habituais de produtos e serviços.
O grande objetivo do branding, para os