Brand Equity
A marca possui o papel de:
Identificam a origem ou o fabricante do produto, simplificam o manuseio ou o rastreamento de produtos, oferecem à empresa proteção jurídica quanto aos recursos ou aspectos exclusivos do produto.
As marcas podem influenciar o comportamento do consumidor, no racional e emocional, refletindo nas suas percepções e decisões. O Branding é a ação de valorizar um bem ou serviço através do poder da marca, utilizado como estratégia de marketing, criando diferenças significativas entre as marcas que pertencem a uma categoria de produto. O brand equity é o valor agregado e atribuído a bens e serviços.
Contudo, a promessa de marca representa a visão da empresa sobre o que a marca deve significar e realizar para os seus consumidores.
Existe vários modelos de brand equity, os três mais aceitos são:
BrandAsset Valuator: oferece medidas comparativas de brand equity de milhares de marcas, em várias categorias, definindo o status e desempenho global da marca.
Brandz: tem a finalidade de desenvolver atividades e programas que levem os consumidores a galgar vínculos com a marca.
Ressonância de marca: caracterizada pela intensidade do vínculo psicológico dos clientes com a marca, bem como pelo nível de atividade gerado por essa fidelidade.
Para a construção do brand equity são necessárias estruturas de conhecimento da empresa e do mercado-alvo o qual a marca deseja atingir, sendo assim os três impulsionadores do brand equity:
Escolha da identidade da marca (nome, logomarcas, símbolos, personagens.), todas as atividades e programas de marketing ligados ao produto, vincular a marca com alguma entidade (uma pessoa,