oplano
1. Identificação e definição do posicionamento da marca
2. Planejamento e implementação do marketing da marca
3. Avaliação e interpretação do desempenho da marca
4. Crescimento e sustentação do valor da marca
O que é o Brand Equity?
Marca: nome, termo, sinal, símbolo, destinado a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los de outros concorrentes. Uma marca é portanto um produto ou serviço que agrega dimensões que, de alguma forma, o diferenciam de outro produtos ou serviços desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade.
Branding significa dotar produtos e serviços com poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças. Para colocar uma marca em um produto, é necessário ensinar aos consumidores “quem” é o produto - batizando-o e utilizando outros elementos de marca que ajudem a identificá-lo -, bem como a “que” ele se presta e “porque” o consumidor deve se interessar por ele.
Para que as estratégias de branding sejam bem sucedidas e o valor da marca seja criado, os consumidores devem estar convencidos de que existem diferenças significativas entre as marcas numa categoria de produto ou serviço
O branding pode ser aplicado praticamente em qualquer campo no qual o consumidor tenha opções.
Definição de brand equity
O brand equity é o valor agregado atribuído a produtos e serviços. Esse valor pode se refletir no modo como os consumidores pensam, sentem e agem em relação à marca, bem como nos preços, na participação de mercado e na lucratividade que a marca proporciona à empresa.
Brand equity baseado no cliente
É positivo se os consumidores reagem mais favoravelmente a um produto e à forma como ele é divulgado quando a marca PE identificada do que quando ele não é identificado.
O brand equity surge de diferenças na resposta do consumidor.
Se não há diferenças, o nome de marca do produto pode ser classificado basicamente como uma