Perguntas sobre A Semente Cresce Oculta
“Entre as duas mulheres, a velha que pensa na alma e a nova que pensa na vida, há uma semente que procura a luz.”
1- Por que esse conto pode ser considerado neorrealista no contexto da literatura portuguesa? (0,5)
O autor mostra a crise portuguesa através de personagens femininas que foram construídas nessa cultura, numa época de ditadura (Salazar). O conto pode ser considerado neorrealista por nele haver palavras usadas como instrumento de denúncia dos problemas sociais da época, destacando a miséria e tristezas de um povo maltratado pela ganância e autoritarismo de seus governantes.
2- Qual o pano de fundo (social) do conto (o que ocorre implicitamente durante a ação)? Localizar o tempo do movimento neorrealista na literatura portuguesa é um recurso para responder à questão. Extraia do texto 2 passagens que justifiquem a resposta. (1,0)
Portugal, nessa época, vivia a ditatura de Salazar, e não diferente da ditadura militar no Brasil, o governo prendia pessoas e fazia com elas coisas bem difíceis de acreditar.
No trecho a seguir, vemos a esperança de Ana Gonsa e o medo da velha:
“Vossemecê viu bem?”, pergunta-lhe a outra. “Ainda na semana passada soltaram três sem julgamento. Não me admirava que fizessem o mesmo com ele.”
“Pois sim, fia-te nessa. Desta vez, ou eu me engano muito ou o Rufino vai padecer grandes tormentos. E o Fernando que se acautele, porque qualquer dia sucede-lhe o mesmo.” A velha pousa uns olhos demorados na moça: “Cá por mim estou preparada.”
Nesse outro trecho, vemos a tristeza por viver em tempo de ditadura:
“E saberei? Lá na província a gente, quando tinha os filhos, só pensava na fome e nos maridos. Aqui, nesta maldita época, tem de se pensar em tudo e mais prisões.”
3- Qual a relação de parentesco entre a velha e jovem? (0,25)
Elas são sogra e nora.