Brand Equity
Porque as Marcas são importantes? Porque as empresas dão tanta importância para o fortalecimento delas?
Pois uma marca, essencialmente:
Identifica a origem do produto
Reduz riscos na aquisição do produto/serviço
Simplifica a busca
Ela é um indicativo de qualidade
Ela cria um vínculo com o fabricante do produto
A Marca na verdade faz parte do Patrimônio da empresa, ela é parte integrante e participante, mesmo que indiretamente, dos resultados da empresa. O termo definido então para marca como patrimônio é Brand Equity.
Você já ouviu falar em Brand Equity? Então vamos dar um passo antes.
Como você mediria o valor de uma marca? Caso alguma pessoa viesse lhe perguntar, quanto custa a sua marca, caso eu quisesse comprar? Mas somente a marca e não o restante. Como seria feito esse cálculo? Contaria o número de clientes que temos, em qual país nós estamos presentes? E o que mais? Somente isso?
Calcular o Brand Equity é muito difícil, porém essa cálculo é feito, visto os posts anteriores que coloquei sobre as empresas Interbrands e Millward Marrom Optimor, que são empresa de pesquisa que fazem anualmente, entre outras pesquisas, a lista das marcas mais valiosas do planeta. Cada uma com a sua metodologia, porém todas elas calculam o Brand Equity das marcas.
O Brand Equity é medido em como o consumidor conhece a marca e valoriza ela. É um valor intangível que pode ser calculado considerando atributos funcionais (ex.: produto light com 50% menos açúcar) e atributos emocionais (ex.: a marca para pessoas de bom gosto), na visão do consumidor.
Então Brand Equity é uma avaliação subjetiva e intangível que os clientes fazem da marca.
Há no mínimo 3 perspectivas para definir e medir o Brand Equity:
1) Visão do Consumidor
Uma marca forte aumenta a força da atitude do consumidor que usa o produto associado a essa marca. A atitude com relação ao produto é construída através da experiência que ele terá