brainstorming
O brainstorming é útil quando de deseja gerar num curto prazo uma grande quantidade de ideias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas.
O estilo é a geração livre de ideias, num espaço de tempo entre 30 e 60 minutos. Pode durar mais ou menos, dependendo da complexidade do assunto e da motivação da equipa. Usualmente, é um trabalho em equipa, mas pode também ser individual. As equipas variam entre quatro e oito pessoas.
O brainstorm na prática: dedique o tempo suficiente para esclarecer os propósitos da sessão de Brainstorming e as cinco regras que devem ser seguidas:
Suspensão do julgamento: estão proibidos os debates e as críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições e desvios dos objetivos.
Quantidade é importante: quanto mais, melhor.
Liberdade total: nenhuma ideia é suficientemente esdrúxula para ser desprezada.
Pode ser que ela sirva de ponte para ideias originais e inovadoras.
Mudar e combinar: em qualquer momento, é permitido que alguém apresente uma ideia que seja uma modificação ou combinação de ideias já apresentadas por outras pessoas do grupo. Contudo, as ideias originais devem ser mantidas.
Igualdade de oportunidade: assegure-se de que todos tenham a chance de apresentar suas ideias.
Defina o problema:
A
clara
definição
do
problema
é
um
dos
pontos
mais
importantes
e,
frequentemente, um dos mais negligenciados. Descreva o problema ou assunto para o qual estão à procura de ideias e assegure-se de que todos o tenham compreendido. Evite que o grupo tome caminhos errados. Uma boa medida é escrever a definição numa folha e colocá-la na parede.
Geração de ideias:
Nesta etapa, as ideias são criadas e anotadas. Siga os seguintes passos:
Estabeleça o tempo máximo de duração da sessão de geração de ideias. Designe alguém para controlar o