BPMS
A percepção da Gestão por Processos, porém, muitas vezes negligencia o valor da informação e do conhecimento intrínsecos à execução dos processos, fazendo com que o esforço de implantação deste modelo de gestão seja direcionado apenas à normalização dos processos. Desta forma, a Gestão por Processos não garante a flexibilidade, temporalidade e o dinamismo exigidos pelos processos de negócios, tornando-se insuficiente para se adaptar e se ajustar às necessidades do ambiente externo (TAO et al., 2006).
Conforme a mudança das empresas surgiu à necessidade de uma nova ferramenta, acabou surgindo o BPMS, que facilitou a gestão de qualquer processo de negócios, pois, o Business Process Management faz com que os processos se interajam,fazendo assim parte de um mesmo projeto, dando a ideia que a organização é completamente integrada, desde o ambiente interno (de setor por setor) e externo, resultando no mapeamento de todos esses aspectos. Segundo Sordi (2005), os processos podem ser mais bem gerenciados quando assistidos por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com o mapeamento dos processos, permite um ambiente colaborativo dentro da empresa, pois, há um eficiente monitoramento do desempenho e comunicação das pessoas que ali trabalham.
Ajustar sistemas de informação a processos de negócios é uma questão de melhoria contínua orientada para os negócios, e é exatamente disso que a gestão de processos trata. Além de sempre melhorarem o suporte informacional para os seus processos, as empresas também devem reavaliar e reajustar continuamente os outros fatores que levam à boa gestão de processos (DAVENPORT; DICKSON; MARCHAND, 2004, p. 132).
2 - CONTEXTUALIZAÇÃO
A ferramenta BPMS foi criada para apoiar os processos BPM, que é um conceito relativamente novo, pois antes os funcionários das empresas só tinham a visão solitária do seu departamento, mas como está sendo exigido cada vez mais das organizações foi necessária à