BPM ou SOA
Certa vez fui chamado pra uma reunião com alguns executivos de uma grande organização. A pauta da mesma era que eles precisavam definir as ações estratégicas para um curto prazo. Como a área de TI já havia deixado de ser um mero departamento e transformado em uma diretoria estratégica e alem disto, todas as decisões estratégicas do negócio tinham que ter o aval da área de TI.
Iniciada a reunião, apresentações realizadas um clima amistoso pairava no ar. Mas, isto durou pouco, logo fui surpreendido pelo condutor da reunião.
Ele foi muito claro e objetivo na sua pergunta. Ele perguntou:
Consultor, porque minha organização deveria usar BPM ou SOA ou BPM e SOA? Você tem 5 (cinco) minutos para convencer-nos a usar estas tecnologias.
Neste momento, se você como consultor não dispuser de argumentos sólidos e seqüência de raciocínio lógico, esqueça. Nas próximas linhas meu objetivo será mostrar os argumentos dentro de um raciocínio lógico, nada aqui é definitivo, certamente, apenas um rumo ou um bom começo para começarmos a despertar a necessidade da adoção de SOA.
Vamos então começar a relacionar os argumentos:
1 – Precisamos ter em mente que a adoção de SOA, requer uma mudança cultural da organização, na forma como as pessoas trabalham juntas e na forma como pensam em arquitetura e na forma que elas fornecem funcionalidades ao negocio. Você sabe que precisa deixar de ver a área de TI como um conjunto de sistemas desconexos que representam individualmente, um fragmento do processo de negocio, para ver a área de
TI como uma expressão concreta dos processos empresariais;
2 – A integração é o grande gargalo da área de TI, não existe mágica, uma receita de bolo. Fazer a integração de sistemas já se sabe que, por si só, não é mais suficiente.
Para obtermos resultados satisfatórios precisamos integrar Pessoas, Processos e
Informação.
3 – Com BPM os processos de negócios serão expressos por um conjunto de serviços que são