BPC LOAS
Durante a observação do estágio e pesquisas efetuadas ficou evidente a necessidade de um compromisso maior envolvendo a comunidade do município de Campo Formoso, para que o trabalho da Justiça Federal se desenvolvesse de forma mais precisa. Realidade que revela uma grande carência de divulgação das ações do programa a fim de que fique clara a importância da participação dos familiares dos idosos e portadores de necessidades especiais, o que é imprescindível para uma melhor aproveitamento e abrangência do programa. Entretanto esses pais ou responsáveis necessitam ser preparados para que possam perceber a importância do seu papel junto aos beneficiários do BPC e assim, sintam-se também responsáveis pela realidade dos laudos. Portanto deverão ser capacitados através de esclarecimentos. Dessa maneira poderão receber o benefício de forma mais consciente.
Para tanto, é imprescindível que os assistentes sociais tenham como referência os princípios e diretrizes das LOAS, da PNAS/2004 e do Sistema Único de Assistência Social, e conheçam as características próprias e as condições especiais dos beneficiários, bem como os serviços existentes na comunidade, tanto os de assistência social, como os das áreas de saúde, trabalho, justiça, lazer, cultura e outras, para que a visita não só atenda ao objetivo específico da revisão do BPC, mas também facilite o acesso dessas pessoas e dos integrantes de sua família, aos serviços de promoção social, com vistas a assegurar qualidade de vida e superação das condições que deram origem ao benefício.
APRESENTAÇÃO
Este projeto de Intervenção é fruto da observação do Estágio supervisionado II, visando à complementação do curso de graduação em Serviço Social o qual permitiu o acompanhamento do programa social BPC-LOAS para idosos e deficientes (Beneficio de Prestação Continuada) da Assistência Social, no período de 10 de Julho a 31 outubro 2012, que correspondente a 160 horas na Subseção Judiciária de do Campo