Box Plot
Boxplot é um gráfico com base no resumo dos cinco números, constituído por: Valor mínimo, primeiro quartil (Q1), mediana (segundo quartil Q2), terceiro quartil (Q3), valor máximo. Os limites são calculados da seguinte forma:
Limite inferior: .
Limite superior: .
O gráfico é formado por uma caixa construída paralelamente ao eixo da escala dos dados (pode ser horizontal ou vertical). Essa caixa vai desde o primeiro quartil até o terceiro quartil e nela traça-se uma linha na posição da mediana. Essa caixa descreve os 50% centrais da distribuição, onde é comum a todas as variantes do boxplot. Pode-se acrescentar também uma linha, paralela à linha da mediana, para indicar a média.
Na variante que é usada efetivamente o resumo dos cinco números, continua-se a construção do boxplot traçando-se uma linha paralela à escala que vai de cada extremidade da caixa ao correspondente valor extremo dos dados. É praxe traçarem-se linhas pelo meio da caixa.
O boxplot pode ainda ser utilizado para uma comparação visual entre dois ou mais grupos. Por exemplo, duas ou mais caixas são colocadas lado a lado e se compara a variabilidade entre elas, a mediana e assim por diante. Outro ponto importante é a diferença entre os quartis que é uma medida da variabilidade dos dados.
Outra variante bastante comum trata-se de forma especial os valores atípicos, valores muito afastados da grande maioria dos dados. Há diferentes opções para se estabelecerem os limites que separam os valores atípicos. Mas existe uma regra, onde os valores que se encontram entre esses limites são chamados valores adjacentes e aqueles fora dos limites são chamados valores extremos ou