Bourdieu
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BACABAL.
CAMPUS III – BACABAL-MA.
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
ALUNO: CLÉDSON LIMA BATISTA
RESUMO
A RUPTURA – PIERRE BOURDIEU
BACABAL/MA 2015
CLÉDSON LIMA BATISTA
RESUMO
Resumo apresentado para obtenção de parte da nota referente à disciplina Epistemologia das Ciências Sociais ministrada pelo Prof. Me. Weriston Neris, no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia. Turma 2012.2 da Universidade Federal do Maranhão.
BACABAL/MA 2015 RESUMO
Na primeira parte da obra de Bourdieu intitulado “A Profissão De Sociólogo”, compreendida entre as paginas 23 e 44 propõe uma ruptura do pensamento do quando se tenta explicar um determinado fato social, enfatizando as dificuldades e barreiras encontradas pela maioria dos sociólogos, indica ainda o caminho a ser tomado através do desprendimento dos conceitos pré-estabelecidos, tendo um olhar epistemológico, mais coeso fugindo também de rotulações como profetas sociais.
Em sua obra Bourdieu, revela vários pontos considerados por ele como falhos ao se tentar constituir um fato social, como por exemplo, quando alguns sociólogos sentenciam um determinado acontecimento dando sua palavra final baseados em um conhecimento que adquirido de forma superficial e através de um fato não investigado devidamente. Ao explicitar tal situação, o autor orienta em outras palavras, que o sociólogo deve ter uma visão do seu objeto de estudo muito alem do que ele revela de imediato, caracterizando a ruptura com a pré-noção, o pré-conceito e as definições equivocadas.
O autor destaca a que é eminente a necessidade de uma analise epistemológica, pois somente assim tem maior chance para dar uma explicação mais aceitável, pois como é revelado em uma parte do texto: