BOTANICA - Plantas poaceae e fabaceae (Zootecnia)
Paspalum guenoarum
♦ Nome científico: Paspalum guenoarum Arechav.
♦ Táxos subordinados: Paspalum guenoarum Arechav. var. guenoarum Paspalum guenoarum Arechav. var. rojasii (Hack) Parodi
♦ Sinonímia: Paspalum plicatulum Michx. robustum Hack Paspalum plicatulum subsp. guenoarum (Arechav) Roseng; B.R. Arril. e Izag. Paspalum rojasii Hack
♦ Família: Poacea (alt. Gramineae)
♦ Subfamília: Panicoideae
♦ Tribo: Paniceae
♦ Grupo: Plicatula
♦ Nomes comuns: wintergreen paspalum, pasto rojo,capim-guenoaro, capim-ramirez, pasto ramirez.
♦ Distribuição: É nativa da América do Sul, vegetando na Argentina nas regiões de Corrientes, Misiones e Tucumán; na Bolívia, nas regiões de Chuquisaca, La Paz, Santa Cruz e Tarija; no Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; no Uruguai e no Paraguai.
• Caracterização morfológica
É uma gramínea perene, apomítica apospórica, halotetraploide (2n = 4x = 40) e, ocasionalmente, sexual diploide (2n = 2x = 20). Crescimento entouceirado, rizomas curtos na base, colmos férteis, altura de 1,5 a 2,0 m, folhas com 0,6 a 1,0 m de comprimento, dependendo do ecótipo, lâminas foliares com 60 cm de comprimento e 3 cm de largura, tenras mesmo quando maduras, com cor variando de verde-intenso a verde-acinzentado na parte ventral da folha e, normalmente, cinza-claro na parte dorsal. As folhas são glabras, com pelos longos na base em algumas introduções, apresentando bordas serrilhadas e lígula membranosa amarelada. A inflorescência é constituída de 3 a 10 racemos com 6 a 15 cm de comprimento, tendo os racemos inferiores acima de 20 cm de comprimento, espiguetas com 3 a 3,5 mm de comprimento e 2 a 2,5 mm de largura. Distingue-se facilmente do P. atratum em virtude da coloração verde-acinzentada da parte dorsal da folha.