a cobertura vegetal
PLANT
COVER AND SOIL CHARACTERISTICS IN SAND MINING AREA
Rogério Antunes Pinheiro
Simey Thury Vieira Fisch
Departamento de Biologia da Universidade de Taubaté
Alecsandra de Almeida
Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté
RESUMO
O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de caracterizar e avaliar a cobertura vegetal no Porto de Extração de Areia Cinco Lagos, localizado na Fazenda dos Raposos, margem direita do Rio Paraíba do Sul, no município de Tremembé-SP, coordenadas
UTM 438.500 latitude oeste, 7.458.750 longitude sul.
As áreas avaliadas foram um fragmento de mata ciliar preservada, uma área de reflorestamento e uma área impactada em processo de regeneração natural. A vegetação da mata ciliar encontra-se entre o estado inicial e o estado médio de regeneração, com predominância do primeiro. Na área reflorestada, a diversidade arbórea é muito baixa e corresponde a um estágio inicial de regeneração. A vegetação da área sob regeneração natural é dominada pela vegetação herbácea, com poucas espécies arbóreas. A regeneração natural promoveu melhores características químicas do solo, quando comparada ao reflorestamento, semelhante à mata ciliar.
PALAVRAS-CHAVE
Mata ciliar. Reflorestamento. Mineração de areia.
Cobertura vegetal. Solo.
INTRODUÇÃO
A mineração de areia constitui um dos principais fatores antrópicos de degradação ambiental (FONSECA, 1989), devido às grandes modificações físicas e bióticas que provoca, tais como modificação da paisagem, erosão do solo e assoreamento dos cursos d’ água (SILVA, 1993). A devastação das matas ciliares tem despertado grande preocupação, porque elas garantem a estabilidade das áreas que margeiam os rios, evitando o assoreamento de reservatórios, o empobrecimento do solo e, conseqüentemente, a redução da biodiversidade local.
A degradação destas áreas é, portanto, uma conseqüência