Sobre Educação
O Paradigma da Educação Brasileira nas Décadas de 70, 80 e 90
Com o intuito de analisar a formação docente a partir da construção social e histórica do conhecimento que necessariamente perpassa por esta formação, opta-se por fazer um recorte no período compreendido entre as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, desenvolvidas nas universidades e institutos de formação docente para as práticas utilizadas pelo professor em sala de aula.
Educação> Ciência l 14/02/2011
Meus artigos
Recentes
Mais vistos
Poplares
Anos 70: A Pedagogia tecnicista: "... na primeira metade da década de 70, sob influência da psicologia comportamental e da demanda educacional a maioria dos estudos privilegiava a dimensão técnica de formação de professores e especialistas em educação" (pg. 16) A formação docente tomou destaque a partir dos anos 70, nesse período o educador era visto como transmissor de conteúdos; portanto, técnico em educação.
Nesse ínterim, a grande preocupação disponibilizada a formação do educador era instrumentalização técnica, conforme a citação acima.
Essa tendência caracterizava-se por uma organização racional e mecânica, alicerçada pela eficiência e produtividade, fase essa de forte repressão do Governo, período da ditadura militar.
Dessa forma, através desse ensino rígido e passível, o espírito critico e reflexivo esteve ausente nas instituições de ensino, conforme enfatiza Libâneo (1994): "Assim é muito comum os professores utilizaram procedimentos e técnicas como trabalho de grupo, estudo dirigido discussões, estudo do meio, etc., sem levar em conta seu objetivo principal que é levar o aluno a pensar, a raciocinar cientificamente, a desenvolver sua capacidade de reflexão e a independência do pensamento." (pg. 66) O aluno e o professor que encontravam-se envoltos a Pedagogia tecnicista, ocupavam uma posição secundaria, visto que o elemento principal era o sistema técnico de formulação dos cursos e aulas.
Submetidos a