Cobertura Vegetal
INTRODUÇÃO
São Miguel, ou Ilha Verde, é a maior Ilha do arquipélago dos Açores, e o seu centro administrativo. A vida moderna não afetou a natureza e, apesar de haver um número significativo de habitantes, as maravilhas naturais da ilha permanecem intactas.
Ao visitar a ilha de São Miguel, poderão ver as suas maravilhosas lagoas, entre as quais se destacam a Lagoa das Sete Cidades (uma das sete maravilhas naturais de Portugal), a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Furnas. Poderão tomar banho nas poças de água quente, provar os deliciosos pratos regionais, como o Cozido das Furnas, e, claro, desfrutar das suas praias.
Para os entusiastas do desporto, São Miguel oferece praias de surf, trilhos pedestres, passeios em BTT, mergulho, pesca submarina e uma grande variedade de outras atividades, todas as quais podem ser reservadas aqui mesmo.
A Cobertura vegetal da ilha de São Miguel:
Localização Geográfica:
São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores, tem uma superfície de 759,41 Km2, com 65,2 km de comprimento e 15,8 km de largura máxima. A área de 744,7 km2 alberga mais de metade da população açoriana: 137 699 habitantes (dados de 2011). São Miguel forma o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância.
A ilha é composta por dois maciços vulcânicos separados por uma cordilheira central de baixa altitude. O ponto mais alto, Pico da Vara, com 1080m, situa-se no maciço oriental. As grandes crateras das Sete Cidades, Fogo e Furnas apresentam maravilhosas lagoas. Está situada a 25º 30’ de longitude oeste e 37º 50’ latitude norte.
Caraterização da cobertura vegetal:
FLORA: No arquipélago podem encontrar-se cerca de 60 espécies endémicas de plantas, arbustos e árvores. As condições particulares que lá se podem encontrar proporcionaram que tais espécies ou derivações de espécies fossem lá