Auditoria Ambiental
Auditoria ambiental: um instrumento para determinar a natureza e a extensão de todas as áreas de impacto ambiental de uma atividade existente. A auditoria identifica e justifica as medidas apropriadas para reduzir as áreas de impacto, estima o custo dessas medidas e recomenda um calendário para a sua implementação.
*Evolução da Auditoria Ambiental
As auditorias originam-se nos estados unidos, onde, na década de 70, foram realizadas voluntariamente.
Nos EUA, os requisitos da Securities and Exchange Commission(SEC) exerceram um peso considerável no desenvolvimento de auditorias, utilizadas como técnica.
As auditorias consistiam de analises criticas do desempenho ambiental ou de auditorias de conformidade, uma vez que seu objetivo era reduzir os riscos dos investimentos quanto as ações legais, resultantes das operações das empresas.
A partir do final da década de 80, as auditorias ambientais se tornaram uma ferramenta comum de gestão nos paises desenvolvidos, e é cada vez maior sua aplicação nos paises em desenvolvimento, tanto pelas empresas internacionais quanto pelas nacionais.
No Brasil, as auditorias já fazem parte do cotidiano das empresas, seja na busca pela certificação de acordo com a norma NBR ISSO 14001, pelo incremento e rigor da legislação ambiental ou pela determinação da realização de auditorias ambientais por alguns Estados, como:
Santa Catarina;
Paraná;
Rio De Janeiro;
Espírito Santo;
Ceara; e
Amapá.
O mesmo ocorre para alguns segmentos, em nível federal, como por exemplo:
Portos;
Terminais marítimos; e
Atividades de exploração e produção de petróleo. Existem diferentes aplicações do termo “auditoria ambiental”, de acordo com as necessidades da empresa.
As aplicações variam de auditorias únicas a sofisticados programas, que se desenvolvem junto com a gestão empresarial de algumas empresas.
Independentemente de qual seja a sua solicitação, se externa ou interna a organização, é possível adequar