Auditoria Ambiental
Auditoria Ambiental
Valnês Schuquel de Ávila
Profª Jéssica Carine Quinzani
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM0235) – Prática do Módulo III
19/06/2015
RESUMO
O presente trabalho mostra um resumo sobre o desenvolvimento das auditorias ambientais e aponta alguns conceitos, objetivos, vantagens e ferramentas. Trata-se de um processo documentado de inspeção, análise e avaliação das condições gerais de funcionamento de atividades ou desenvolvimento causadores de impacto ambiental. A auditoria ambiental é um instrumento legal com o objetivo de verificar os níveis de poluição, degradação ambiental provocada por atividades ou obras auditadas e verificar o cumprimento de normas ambientais federais, estaduais e municipais. Concluindo-se que a auditoria ambiental é um instrumento de grande eficiência na proteção do meio ambiente, com a função preventiva de constatar possíveis violações as normas ambientais que possam provocar danos ao meio ambiente e por consequência à sociedade.
Palavras-chave: Gestão Ambiental. Auditoria Ambiental. Legislação Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
A auditoria ambiental vem em uma crescente progressão, transformando a relação entre o homem e o meio ambiente, é um processo organizado e documentado que avalia de forma objetiva se está de acordo com as normas e critérios estabelecidos na gestão ambiental. Surgiu nos Estados Unidos na década de 70, criada como forma de análise crítica do desempenho ambiental para reduzir riscos nos investimentos das empresas.
No Brasil as auditorias ambientais são determinadas em alguns estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Ceará e Amapá. Como a Legislação Ambiental é bastante rigorosa torna-se comum as empresas buscarem por conta própria a certificação de que estão de acordo com as normas estabelecidas.
A auditoria serve para verificar se os regulamente dispostos pelas leis em relação a proteção