barras tracionadas
BARRAS TRACIONADAS
7.1 Considerações gerais
Este capítulo aplica-se às barras sujeitas à força normal de tração provocada por cargas estáticas e serão abordados vários tipos de perfil que trabalham como barras tracionadas, conforme apresentados na FIG. 7.1.
No dimensionamento, deve ser atendida a condição:
Nt,Sd Nt,Rd
Em que:
Nt,Sd representa a força axial de tração solicitante de cálculo;
Nt,Rd representa a força axial de tração resistente de cálculo.
Devem também ser observadas as considerações estabelecidas pelos estados-limites de serviço, relacionadas com a esbeltez da peça.
Chapa
Cantoneira simples
Cantoneira dupla
Perfil U simples
Perfil U duplo
Perfil T
Perfil I
Figura 7.1 - Tipos de perfil para barras tracionadas
Fonte: do autor
7.2 Estados-limites últimos de uma barra tracionada
Para que uma estrutura tenha comportamento adquado, é necessário que não sejam atingidos os chamados estados-limites. Na prática, os estados-limites últimos estão relacionados com a segurança da estrutura, A ocorrência de um estado-limite último é sempre associado com o colapso total ou parcial da construção.
Para uma barra tracionada, podem ocorrer dois tipos principais de estado-limite último:
1) Escoamento da Seção Bruta ( E.S.B.)
2) Ruptura da Seção Líquida Efetiva ( R.S.L )
Considere uma barra parafusada em cada extremidade a uma chapa e submetida a uma força de tração P, conforme a FIG. 7.2.
Figura 7.2 : Barra tracionada
Supondo que a força P aumente gradativamente, surgirá um momento em que a seção A da barra, por ser a de menor área, escoará, pois estará submetida a uma tensão igual a de escoamento.
As demais seções transversais da peça, por terem área maior que a área da seção A, estarão submetidas a uma tensão menor que a de escoamento, e essa mantem-se estável, pois o escoamento ocorrendo em locais concentrados não causa o colapso da estrutura.