Botanica crítica
Crítica a artigo de jornal-Tema Educação
Nome do Jornal: Veja
Data: 26/02/2014
Caderno: Geral
Autor: Carolina Melo
Título do artigo: Macacos me mordam
Breve Resumo:
Congressista Republicano Rick Brattin, do estado de Missouri, propôs lei contra o ensino da teoria evolucionista ensinada nas aulas de biologia do ensino médio, e reacende as intrigas dos criacionistas contra as conquistas do darwinismo.
Justificativa da escolha:
Escolhi este artigo pois achei interessante saber que mesmo nos dias de hoje, cerca de 156 anos após Charles Darwin propor a teoria da seleção natural das espécies e da evolução, ainda haja desavenças entre criacionistas e darwinistas. E pior, que tais desavenças acarretem em um projeto de lei contra uma ciência tão exata quanto a teoria da evolução; De acordo com o biólogo Joshua Rosenau não há como negar o evolucionismo, seria o mesmo que ensinar matemática sem o sinal de igual.
Crítica:
Achei o artigo muito interessante tanto do ponto de vista educacional, quanto do ponto de vista da discussão em pauta. Pelo do ponto de vista educacional em ver o quanto a religião ainda afeta nossa educação e ideiologia, mesmo nos dias de hoje, em que isso parece tão distante, como se tivesse acabado ao entrarmos na Idade Contemporânea. Pelo ponto de vista filosófico por expor tais crenças, mostrando o contexto histórico da questão. Porém, sem deixar de analisar o absurdo que esta proposta de lei apresenta, concluindo o artigo com a seguinte questão: Quem procura lógica entre os religiosos radicais está procurando no lugar errado.
Sugestões:
Apesar de muito convincente o artigo, a autora deveria ter estendido mais a questão nos fatos atuais, ela se prendeu muito no contexto histórico da questão e não informou o que a população e/ou outros congressistas pensaram dessa proposta de lei.