Bordieu
Santo André 2014
Sistema escolar na tese de Bordieu.
Analises apresentada a disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação.
Tutora Hellen Pinto.
Apresentado a banca examinadora da Uniabc Faculdade Anhanguera
Educacional
Santo André 2014
Sistema escolar na tese de Bordieu.
Bordieu contribui na educação, com a tese que todos os indivíduos teriam que ter um ensino igualitário. Ele mostra que a educação não promove a igualdade de oportunidades, nem transmite da mesma maneira um conhecimento maior e muito menos avalia a educação não é neutra, os alunos devem ser educados na mesma proporção, usando assim o habitus culturais e familiar de cada individuo.
O mediador tem como principal o papel de orientar e acrescentar aqueles que já estão familiarizados com o âmbito escolar e assim desenvolver e informar aqueles que tendo um primeiro contato com a escola.
Bordieu praticamente critica as receitas prontas, neste panorama ele destaca que a bagagem cultural determina o tratamento que o individuo ira receber na escola, ou seja, quanto mais educado ou refinado for o individuo maior atenção ele terá desmotivando talvez o restante dos indivíduos.
Sendo assim Bordieu toma este fato para afirmar que a educação é uma extensão da educação vinda de casa.
O conceito de escola para Bordieu é o de um espaço de reprodução das estruturas sociais e de transferências de valores de uma geração a outra. Bordieu defende a existência de diferenças culturais entre as classes sociais que dificulta a ascensão dentro do contexto de classes.
Quer dizer que o individuo é sinalizado pela formação de títulos que dão um estatus na sociedade.
Desigualdade educacional
A desigualdade social e elemento cada vez mais presente no cotidiano das grandes cidades.
A educação no Brasil ainda faz parte nas estatísticas na questão da divisão social e econômica que e faz relação entre classes sociais. A educação ainda passa por um