Borda de Água
2. Condicionamento clássico – Todos os estímulos (antes, durante e depois).
3. Condicionamento Operante.
4. Aprendizagem Social
5. O Reforço a Punição.
7. Motivação
08. O Grupo
A literatura oferece uma variedade de definições, contudo, todas destacam as ideias de interacção, interdependência e consciência mútua dos seus membros e/ou fins. (Passos, 2001; Neves, Garrido & Simões, 2006)
“Um grupo psicológico é um qualquer número de indivíduos que 1) interagem entre si, 2) estão psicologicamente conscientes uns dos outros e 3) têm a percepção de constituir um grupo.” (Schein, 1988, p. 145; citado por Campos e Cunha, 2000, p. 206)
09. Equipas de Trabalho
“No seu conjunto, os autores que advogam a equipa como uma (nova) entidade mais adequada ao domínio organizacional do que o grupo, apresentam três argumentos-chave para a necessidade de diferenciação:
- na equipa existe interdependência, complementaridade entre os membros, enquanto que no grupo existe aditividade; - na equipa, os objectivos são claros e partilhados e os papéis individuais são reconhecidos e aceites por todos; - a equipa é uma entidade operacional, que actua no terreno, que dá resposta às necessidades de tarefa das organizações, sendo o grupo relativo ao sistema social e afectivo.”
(FLUC, 2007, p. 64) 10. Definição de Conflito. Um conflito é uma situação que se caracteriza por escassez de recursos e por um sentimento de hostilidade. Por outras palavras, diria que é uma situação em que dois ou mais objectivos, pertencentes a uma ou mais pessoas, são mutuamente exclusivos, gerando atitudes de hostilidade.“ (Almeida, 1992, p.137)
Tipos de Conflito (Simões 2008)
Quanto a