Nataçao
DEFINIÇAO
Saber nadar “é permanecer na água, sendo capaz de através de movimento fazer ou cumprir determinada distância” (Carvalho, 1994). “Saber nadar é todo aquele que recebendo um certo número de aulas, poderá percorrer uma distância que irá dos 25 metros em diante” (Carvalho, 1994). “Saber nadar significa fundamentalmente ser capaz de flutuar e deslocar-se naáguasem o recurso a apoiosfixosou a meiosauxiliares de sustentação”
(Carvalho, 1994). Saber nadar não é mais que dar a possibilidade a um indivíduo de poder para “cada situação inédita, imprevisível, resolver o triploproblema de uma inter-relação das três componentes fundamentais: equilíbrio, respiração e propulsão”, (Raposo, 1981). O conceito de adaptação ao meio aquático, usualmente, identifica-se com a 1ª de “aprendizagem”. Esta é a fase de aquisição das habilidades, cujo desenvolvimento possibilitará em fases posteriores alcançar diferentes níveis de prestação, (Carvalho, 1994).
Geralmente, o primeiro contato com o meio líquido o aluno (a) sente
Alterações em seu corpo, quê são na maioria das vezes normal. É necessária uma adaptação gradual com a finalidade de evitar o conhecido "trauma de água". Uma má adaptação ao meio líquido poderá influir negativamente em uma aprendizagem futura.
Nesta fase de adaptação devemos dar confiança ao aluno a fim de que ele aprenda a dominar este meio, deslocando-se e movimentando-se com facilidade. Após esta fase podemos dar os primeiros exercícios de adaptação. Com o auxílio do professor o aluno sentará na borda da piscina com as pernas dentro d’água sem movimentá-las e depois sem auxílio do professor irá flexionar e estender as pernas; Em decúbito ventral de frente para a piscina, o aluno colocará as mãos dentro d’água e fará movimentos circulares e em seguida jogando água no rosto; Com auxílio do professor o aluno descerá a escada entrando na piscina deslocando segurando a mão do professor