nataçao
(Técnicas de nado)
Hugo Daniel Silva Calisto SA3 nº1280
Modulo 14 Técnicas de nado - Educação Física
NATAÇÃO
Natação é a atividade física do homem e de outros animais que consiste em deslocar-se em meio líquido. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava fugir de animais maiores ou caçar sua alimentação por entre rios e lagos. Atualmente a natação, em suas várias modalidades, pode ser vista como um método de recreação e um desporto, sendo utilizada para salvar pessoas do afogamento. Também existe o nado associado a trabalho, como no caso dos colectores de pérolas, alguns tipos de pescadores e aos cientistas que investigam a fauna e flora aquáticas.
Diversos animais possuem a natação por instinto, como é o caso do homem, nos mamíferos este nado por instinto recebe o nome de: "Nado Padrão Mamífero", este tipo de nado tem princípios básicos como cabeça fora d´água, braços (patas anteriores) com angulação próxima de 90 graus e pernas (patas posteriores) em leve flexão (realizando um movimento parecido com pedalar) este nado, no Brasil, é chamado de nado cachorrinho.
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes.
Nado Crawl Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdómen voltado para a água: a acção das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado. Quanto maior o número de braçadas, maior o rendimento. Nado de Costas Este nado, o nadador permanece todo o percurso com o abdómen voltado para fora da água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se por