Boquimica óleos essenciais.
436 palavras
2 páginas
Exemplos de essênciasEsses óleos essenciais usualmente são uma mistura de compostos de variadas funções químicas. Alguns exemplos conforme a função são os seguintes[2]:
Álcoois: linalol, geraniol, citronelol, terpinol, mentol, borneol;
Aldeídos: citral, citronelal, benzaldeído, aldeído cinâmico, aldeído cumínico e vanilina;
Ácidos: benzóico, cinâmico e mirístico;
Fenóis: eugenol, timol, carvacrol;
Cetonas: carvona, mentona, pulegona, irona, cânfora;
Éteres: cineol, eucaliptol, anetol, safrol;
Ésteres: ésteres de geraniol, mentol;
[[Lactonas]]: cumarina;
Hidrocarbonetos: pinemo, limoneno, felandreno, cedreno;
Hidrocarbonetos: cimeno, estireno (fenileteno);
Note que certas substâncias têm mais de uma função, o que justifica poderem ser conhecidos tanto por uma, como por outra.
O que são óleos essenciais?
O conceito de Óleo Essencial - são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a "alma" de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de acção terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de Óleo Essencial em geral corresponde a 20 ou 30 chávenas de chá daquela erva/planta aromática.
Presentes em várias partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, frutos, rizomas), são compostos formados por várias de substâncias químicas - como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, etc -havendo sempre a prevalência de uma ou duas delas, que assim irão caracterizar os aromas e a sua acção terapêutica.
A qualidade de um Óleo Essencial pode variar de ano para ano, tal como a colheita de um bom vinho! A altitude e o solo afectam a qualidade, tal como o clima e o momento exacto da colheita.
Colher o ingrediente base é apenas o primeiro aspecto a ter em consideração, pois se se retardar, ou se for extraído sem utilizar o melhor método possível, o óleo essencial que se obtem poderá ser de qualidade inferior. São obtidos pelos