Bono
Paul David Hewson (Bono Vox) vocalista da banda irlandesa U2, é conhecido por escrever letras para o seu grupo onde usa temas socias, políticos e religiosos o que faz com que as pessoas que ouvem a sua música fiquem a pensar sobre o assunto.
É amplamente conhecido por ser defensor dos direitos humanos, fundou várias organizações com o intuito de ajudar nos problemas de diversos países, fazendo também várias turnees de beneficência. Desde 1999, Bono estava cada vez mais envolvido na campanha de terceiro-mundo para aliviar dívidas e ações de sensibilização para a situação de África, ele usa assim o seu sucesso para pedir às pessoas para ajudarem estas organizações (através de concertos, rádio, redes socias, etc). Também se tornou aliado de vários políticos influentes, com George W. Bush (ex-presidente dos Estados Unidos) e Paul Martin (Primeiro ministro do Canadá).
Mais tarde, em 2004 foi premiado com a medalha de honra do governo do Chile. A revista Time nomeou-o duas vezes como uma das “100 pessoas mais influentes”, e depois como a “pessoa do ano”. Em 2005 recebeu o premio português pelo seu trabalho humanitário “Ordem da Liberdade”. Nesse mesmo ano, estava entre os três primeiros destinatários do Premio TED, que concede a cada vencedor um desejo de mudar o mundo, ele fez três desejos, dois relacionados com uma organização chamada “ONE Compaign” e o outro era para as escolas, hospitais e clinicas de saúde na Etiópia estivessem ligados à internet. Em 2007 foi distinguido honorário cavaleiro pela Rainha Elizabth II. Ainda nesse ano por o seu trabalho para acabar com a pobreza e a fome no mundo recebeu o premio “Philadelphia Liberty Medal”.
Dia 3 de Outubro de 2010, tive oportunidade de ir a um concerto dos U2 em Coimbra. Para além do concerto ter sido espetacular, o que mais me marcou foi o facto de ele ter falado de uma mulher (de quem eu nunca tinha ouvido falar) que estava presa na própria casa injustamente.
A mulher chama-se Aung San