biografia edward de bono
Nascido na ilha de Malta, licenciado em Psicologia e Medicina em Oxford, Edward De Bono inventou o conceito de pensamento lateral, uma tentativa para resolver problemas através de métodos pouco ortodoxos ou aparentemente ilógicos. Professor em Oxford, Cambridge e Harvard, é também o autor de Six Thinking Hats (seis chapéus pensantes), em que cada cor corresponde a uma atitude mental: branca (informação); vermelha (intuição); preta (precaução); amarela (benefícios); verde (criatividade); e azul (pensamento organizacional)
O CHAPÉU BRANCO – É neutro e objetivo sem oferecer interpretações e opiniões. Semelhante a um computador, que seu usuário solicita informações, usa perguntas direcionadas para obter a resposta desejada ou preencher lacunas. Não permite opinião pessoal ou juízo de valores. Utiliza um aspecto de probabilidade que varia de “sempre verdadeiro a nunca verdadeiro” e entre eles outros níveis como: por exemplo, de modo geral, as vezes, etc.
O CHAPÉU AZUL – Faz o controle e a organização do processo do pensamento, com o uso dos outros chapéus. O pensador do chapéu azul coordena os outros chapéus, define problemas, molda perguntas, estabelece foco, faz resumos, visões gerais e conclusões. Garante que as regras do jogo sejam seguidas reforçando a disciplina.
Favorece a estrutura do mapa quando direciona as sequencias das operações do pensamento.
CHAPÉU PRETO – Aborda aspectos negativos fundamentados logicamente. Trata-se de uma avaliação negativa onde é enfocado o que está errado ou porque a ideia não vai funcionar. Este chapéu faz o pensador mostrar riscos e perigos, apontar erros no procedimento e no próprio método de pensamento. Se baseia nas experiências já conhecidas para projetar uma ideia de futuro. Faz perguntas negativas. É crítico.
CHAPÉU VERMELHO – Dá a visão emocional legitimando as emoções e sentimentos como parte integrante do pensamento. “ O chapéu vermelho torna os sentimentos visíveis para que possam se