Bondade e Felicidade
1) Refletir sobre a bondade e a felicidade.
Infelizmente, nos tempos atuais, a busca pela eficiência do ser humano em tudo, acaba por desumanizá-los.
A bondade é um ato humano, já que é o amor ao próximo. Ela é acompanhada necessariamente de um sentimento de amor ao outro, de satisfação com a felicidade alheia. Podemos aprender a ser generosos também, no ambiente em que somos criados. A competição entre as pessoas as torna egoístas.
Espírito de competitividade e de bondade são antagônicos.
Acredito que a predisposição à bondade seja também um traço da personalidade da pessoa, porém também pode ser aprendida. Entretanto, acredito que seja possível conciliar a busca pela eficiência com o ato generoso e despretensioso de bondade. Não se pode deixar o “ter” sobrepor-se ao “ser”.
A educação pode e muito ajudar na mudança da mentalidade das pessoas. Principalmente a disciplina de Ciências Biológicas, pois não se pode amar o que não se conhece. E o conhecimento acerca da importância de todos os seres viventes na harmonia do planeta favorece o surgimento da bondade no coração das pessoas. Afinal, o objetivo geral das ciências é o despertar da Consciência do Homem para o cuidado consigo, com o outro e com o Planeta. E isso também é bondade.
2) O que é felicidade para você ?
A felicidade para mim é a satisfação que eu sinto quando consigo administrar os desafios da minha vida, é me sentir “viva”, recompensada pelos esforços pra atingir meus objetivos. Sinto-me feliz quando vejo que as coisas estão indo bem, quando sinto que estou no caminho certo, realizando o que planejei.
Minha fé também me traz grande satisfação, felicidade e segurança. É um sentimento muito presente na minha vida.
Trabalho na área da saúde e estou em contato constante com o sofrimento humano e fico feliz demais quando vejo uma pessoa ultrapassando essa situação de desequilíbrio, que é a doença e se reestruturando, voltando ao seu equilíbrio, melhorando. A felicidade é