Bombas
Este trabalho tem como temas principais, bombas de lóbulos, peristálticas , engrenagens , centrifugas , pneumáticas e helicoidais , alem de vedantes utilizados nesses equipamento .
Bombas são equipamentos muito utilizados em indústrias das mais variadas tendências dês da alimentícia atem à química, dão suporte a vários processos em indústria, ate mesmo em hemocentros e hospitais, por exemplo, a bomba peristáltica que é utilizada na transfusão de sangue.
No decorrer do desenvolvimento iremos ver características, utilizações, funcionamento e demais funções e operações das bombas.
Desenvolvimento
Historia
Relatos da historia indicam que as primeiras formas de bomba utilizadas pelo homem decorrem de uma criação egípcia no século 2.000 a.C.
A bomba egípcia tinha o nome de shadoof, e foi a forma encontrada por eles para a irrigação a beira do rio Nilo.
Após os egípcios outros povos antigos adequaram as bombas para as suas necessidades, como foi o caso dos gregos que aperfeiçoaram as bombas com a utilização do famoso parafuso de Arquimedes .
Os romanos também tiveram uma grande participação no aperfeiçoamento das bombas e em suas diversas empregabilidades. Foram eles que criaram a primeira bomba hidráulica que se tem conhecimento.
E depois desses primórdios as bombas acompanharam a evolução das tecnologias e cada vez mais seu uso se tornou indispensável.
Bomba centrifuga
Desenvolve a transformação de energia através do emprego da força centrifuga, possuem pás cilíndricas com geratrizes paralelas ao eixo de rotação, as pás são fixas a um disco e uma coroa circular que compõem o rotor da bomba.
Existem vários tipos de bombas centrifugas que variam de tamanho e rotação dependendo do fluido que será transportado por ela.
São bombas que apresentam uma construção simples o que facilita sua manutenção e apresenta um bom rendimento, com isso sua manutenção se torna fácil e de baixo custo .
Utilidades e características:Tem uma grande