Bombas
OPERAÇÕES UNITÁRIAS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
7. Bombas
Num sistema típico com escoamento é, usualmente, necessário adicionar energia ao fluido para mante-lo em escoamento. A energia é gerada por um equipamento motriz do fluido, como uma bomba ou um compressor.
Os fluidos que participam de processos industriais podem ser gases, ou líquidos, ou combinações de ambos. É convencional falar de bombeamento quando estão envolvidos líquidos, e o equipamento é usualmente denominado uma bomba. Os gases têm densidade e viscosidade mais baixas, além de maior compressibilidade, de modo que se usam dispositivos diferentes para movimentá-los. Dependendo do aumento de pressão que se deseja efetivar usam-se ventiladores, sopradores ou compressores para injetar energia nos gases.
1. Bombas
A maioria das bombas cai em uma de duas classes principais, as bombas de deslocamento positivo e as bombas centrifugas.
As bombas de deslocamento positivo impelem uma quantidade definida do fluido em cada golpe ou volta do dispositivo; as bombas centrífugas, ao contrário, impelem um volume que depende da pressão de descarga ou da energia adicionada.
1.1 Bombas de deslocamento positivo
Este tipo de bomba tem por característica de funcionamento a transferência direta da energia mecânica cedida pela fonte motora em energia potencial (energia de pressão). Esta transferência é obtida pela movimentação de um órgão mecânico da bomba, que obriga o fluido a executar o mesmo movimento do qual ele está animado.
O líquido, sucessivamente enche e depois é expulso dos espaços com volume determinado no interior da bomba, dai resultando o nome de bombas volumétricas.
Podem ser divididas em:
a). Bombas alternativas:
Envolvem o movimento de vai e vem de um pistão num cilindro. A taxa de fornecimento do líquido é uma função do volume varrido pelo pistão por unidade de tempo. Para cada golpe do pistão, um volume fixo do líquido é descarregado da bomba. A vazão real pode ser menor que o