bombas
As bombas de engrenagem são compostas por uma engrenagem acionadora e uma engrenagem acionada assentada sobre rolamentos sem folga em um compartimento hermético.
Como o volume da câmara aumenta, criando um vácuo, o lubrificante é sugado para a área onde as engrenagens se desengatam entre si. Nas câmaras de engrenagens, o fluido é bombeado para o outro lado, na direção de rotação, sendo empurrado/deslocado quando as engrenagens se engatam (redução de volume).
Estas bombas de fornecimento de lubrificante, sem acessórios para alívio de pressão, foram projetadas para operação contínua em sistemas de lubrificação por óleo circulante e sistemas de lubrificação hidrostática.
BOMBA LOBULAR
Características: a) Bombas lobulares auto escorvantes, de sucção e pressão, com rotores lobulares de 3” e 4'' (polegadas). b) Pressão de trabalho de até 8Kg/cm2 - 80 MCA (metros coluna d'água). c) Altura de sucção de até 6 metros. d) Vazão: 3'' – 35.000 Litros/hora (a 550 RPM). 4'' - 60.000 Litros/hora (a 550 RPM). e) Opera em baixa rotação (220 a 550 RPM) f) Potência Absorvida: 3'' - 15CV. e 4'' - 25CV. g) São bombas de deslocamento positivo, também conhecidas como bombas hidrostáticas. h) Este tipo de bomba se caracteriza por apresentar uma vazão constante, independente do aumento da pressão. i) A vazão aumenta ou diminui com a variação da rotação e, consequentemente, com a potência absorvida.
Algumas utilidades (da Bomba) Enchimento de caixas d'água de até 80 metros de altura. b) Fluxo reversível, basta trocar o cardã de eixo da bomba. c) Auto-escorvante, dispensa válvula de retenção e válvula de pé. d) Alta capacidade de sucção (6 MCA). e) Capacidade para bombear líquidos de alta e baixa viscosidade, contendo grande quantidade de produtos sólidos em suspensão. f) As bombas podem ser montadas sobre rodas, em cavaletes, acionadas pela tomada de força do trator, motor elétrico ou motor à explosão. Instaladas em equipamentos para transporte de água,