Bombas
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Alturas estáticas
Altura estática de aspiração – representada por ha, é a diferença de cotas entre o nível de centro da bomba e o da superfície livre do reservatório de captação.
Altura estática de recalque – representada por hr, é a diferença de cotas entre os níveis onde o líquido é abandonado ao sair pelo tubo de recalque no meio ambiente e o nível do centro da bomba.
Altura estática de elevação – representada por he, é diferença de cotas entre os níveis em que o líquido é abandonado no meio ambiente, ao sair pelo tubo de recalque, e o nível livre no reservatório de captação. Esta grandeza, também denominada de altura topográfica ou altura geométrica. Utilizada no cálculo da curva do sistema.
Bombas
As bombas são utilizadas, nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em energia hidráulica.
Tipos:
Bombas de deslocamento positivo
As bombas de deslocamento positivo podem ser lineares ou rotativas.
As bombas lineares podem ser de pistões radiais e de pistões axiais, ao passo que as bombas rotativas podem ser de engrenagens ou de palhetas.
Bombas lineares de pistões radiais:
Nesse tipo de bomba, o conjunto gira em um pivô estacionário por dentro de um anel ou rotor.
Conforme vai girando, a força tangencial faz com que os pistões sigam o contorno do anel, que é excêntrico em relação ao bloco de cilindros.
Quando os pistões começam o movimento alternado dentro de seus furos, os pórticos, localizados no pivô, permitem que os pistões admitam o fluido do pórtico de entrada - e estes se movem para fora - descarregando no pórtico de saída quando os pistões são forçados pelo contorno do anel, em direção ao pivô.
O deslocamento de fluido depende do tamanho e do número de pistões no conjunto, bem como do curso desses pistões.
Existem modelos em que o deslocamento de fluido pode variar, modificando-se o anel para aumentar ou diminuir o curso dos pistões. Existem,