F bio Rodrigo Principe
UNIDADE 2 - A Incorporação dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente no Ordenamento Jurídico Interno
U2A2 – Envío
Nome: Fábio Rodrigo Principe
RA: 2203313445037
Curso: Especialização em Gestão Pública (Governo do Paraná)
Assistir o documentário “LIXO EXTRAORDINÁRIO”
O aluno deverá produzir a análise crítica do vídeo, relacionando-o com o conteúdo da disciplina disponibilizado em apostila. Em no máximo uma lauda digitada.
O documentário “Lixo Extraordinário” retrata um trabalho do artista plástico Vik Muniz e seu envolvimento com catadores do lixão de Jardim Gramacho–J. Vik realiza obras de arte com ajuda dos catadores, utilizando os materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis dos trabalhadores locais, transformando suas vidas. Além da criatividade e beleza das obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento, e também no problema ambiental da disposição de resíduos sólidos.
Um dado interessante fornecido neste Documentário é a retirada de 200 toneladas por dia de materiais recicláveis efetuadas pelos catadores, isso representa a falta de comprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva.
As dimensões do aterro e a quantidade de lixo são enormes. Todo resíduo em putrefação fica exposto e as pessoas dividem espaço com incontáveis urubus. A estrutura irregular na disposição de lixo é notável, a falta de procedimentos de segurança e proteção ambiental é característica de um lixão, diferente de um aterro sanitário que possui impermeabilização contra contaminações, cobertura vegetal e escapes de gás metano. Isso demonstra uma falha no gerenciamento de resíduos de uma grande cidade, que pode ser corrigida com uma boa gestão urbana. Além dessa problemática, as condições de trabalho dos catadores são evidentemente desprezíveis, possuem contato direto aos diversos resíduos gerados por 70% do Rio de Janeiro, isso