A obra de georg f. haendel
A obra de Georg F. Haendel
I – Vida
Nascido em Halle, 23 de fevereiro de 1685, oriundo do segundo casamento de Georg Haendel, com Dorothea Taust, Georg Friedrich Haendel foi um compositor Alemão naturalizado inglês, sendo um dos expoentes da produção musical do período barroco com uma extensa obra catalogada, tanto de gêneros instrumentais quanto vocais, totalizando mais de 600 peças.
Seu pai desejava que Haendel estudasse direito, mas cedo percebeu seu interesse pela música, e, seguindo os conselhos do Duque de Weissenfels, contrata um professor de música, o compositor e organista da catedral de Halle Wilhelm F. Zachau, com a condição de que Haendel estudaria direito.
Com Zachau, Haendel estuda o contraponto, o cânone e a fuga, também praticando oboé, espineta, cravo e órgão. Nesse período suas primeiras composições são completadas, e, por três anos, escreve um moteto para cada domingo.
Em 1696 é levado por seu pai a Berlim, onde gera sensação pela sua técnica e facilidade de improvisação tocando o cravo, foi oferecida a oportunidade do ainda garoto Haendel estudar na Itália, financiado pelo Eleitor Friedrich, mas seu pai recusa a oferta e no ano seguinte Georg, o pai, morre, deixando a família em difícil situação financeira.
Haendel, tendo completado seus estudos no ginásio, ingressa na Universidade de Halle (1702-03) para estudar Direito, honrando a promessa feita ao pai. Paralelamente ocupara a posição de organista na catedral calvinista de Moritzburg (em Halle). Ainda em 1703 abandona o curso de direito e viaja à Hamburgo.
A fase de Haendel em Hamburgo é de grande crescimento artístico, lá integra o ripieno como violinista na orquestra do compositor e diretor de óperas Keiser, em seguida ocupando o lugar de Keiser como cravista,