Resumo 1ª, 2ª e 3ª revolução industrial
A partir do século XVIII, uma nova tecnologia foi desenvolvida para produzir rapidamente mercadorias. Serviu ao setor industrial, acelerando o sistema capitalista. A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX. Os países europeus e o EUA ingressaram também.
Caracterizou-se a ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Os ramos industriais que adotaram isso foi a produção têxtil. Por conta de oportunidades, o êxodo rural foi significativo, os centros urbanos e a população europeia cresceram em pouco tempo.
A paisagem urbana modificou muito, e não acolhiam as pessoas de forma planejada, surgindo bairros marginalizados (c/ trabalhadores pobres).
Esse período é considerado uma transição do sistema artesanal para o industrial, os sistemas de transporte (ferroviário, naval) foi modificado. Os salários e as condições de trabalhos eram baixíssimas, não havendo preocupação, e buscavam, a partir de expedições a ÁfriCa e a Ásia (neocolonialismo).
Segunda Revolução Industrial
O primeiro modelo industrial teve que ser modificado, e a busca de novidades eram constantes. A partir de 1870, a segunda revolução industrial iniciou-se.
A energia elétrica foi muito aproveitada nesse período, esse tipo de energia gerava um custo muito menor de produção, e o ritmo industrial aumentou. Vários cientistas elaboraram teorias e maquinas com a finalidade de reduzir custos e aumentar a produção.
O petróleo teve uma nova utilidade: motor à combustão. Esse mineral gerava um ritmo de produção maior ainda. A química foi muito desenvolvida nesse período. Alguns minérios “sem importância” foram sendo utilizados (aço, alumínio) por conta da resistência e etc. Durante o século XIX, a construção de estradas de ferro foi o ramo de transporte que mais cresceu.
As indústrias conseguiam muitos lucros com