Engenheiro Responsável Sócio-Ambiental.
Responsabilidade Social na Formação de Engenheiros
A cada ano, torna-se cada vez mais necessário o conhecimento dos efeitos de uma determinada atividade que não podem ser percebidos a primeira vista. Por isso é imprescindível a formação de um engenheiro socialmente responsável. O engenheiro é o profissional que procura aplicar conhecimentos empíricos, técnicos e científicos à criação e a modificação de mecanismos , estruturas, produtos e processos que se utilizam para se converter recursos naturais e não-naturais em formas adequadas as necessidades do ser humano e do meio que o cerca. Para uma boa formação do engenheiro, a Legislação Brasileira (resolução 11/2002, da Câmara de Educação Superior) estabelece competências e habilidades gerais do engenheiro. Seguem algumas:
Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Supervisionar a operação e manutenção de sistemas;
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
Em resumo, é necessário ao engenheiro saber desenvolver projetos, analisar, supervisionar e gerenciar, pensando sempre com responsabilidade ética e sócio-ambiental.
Habilidades:
Habilidade Humana: Capacidade do indivíduo em interagir com os outros, respeitando sempre seu semelhante e a natureza.
Habilidade Técnica: Compreensão e proeficiência em determinado tipo de atividade, principalmente naquela que estejam envolvidos métodos, processos e procedimentos.
Essas duas habilidades tem que ser assimiladas juntas pelo engenheiro. Em outras palavras, não basta ser bom técnico, se não for capaz de entender de forma abrangente o sentido da atividade que está exercendo.
A Busca na Nova Engenharia:
A história da civilização acaba sendo o registro da habilidade criativa do ser humano. Devido as suas necessidades surgiram invenções, descobertas de produtos e processosque revolucionaram