Bombas
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DIMENSIONAMENTO DE BOMBAS HIDRÁULICAS
Salvador
2012
Diego Prado Douglas Vieira Tarsiane Macedo
DIMENSIONAMENTO DE BOMBAS HIDRÁULICAS
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Fenômenos do Transporte I como forma de avaliação da III unidade do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Orientador: Jefferson Granjeiro
Salvador
2012
Sumário
Sumário 3 1. Introdução 3 2. Conceitos Iniciais 4 2.1 Regime de Análise: 4 2.2 Bombas: Tipos e Classificações. 4 2.3 Principais Componentes das Bombas Centrífugas 6 3. Seleção do tipo de Bomba 7 4. Calculo da Perda de Carga 11 4.1 Perdas de em acidentes de Tubulação 12 4.2 Curvas características do sistema 15 4.3 Pontos de operação 19 5 NPHS 20 5.1 Precauções contra a Cavitação 21 6. Considerações Finais 22 7. Referências 23
1. Introdução
Tendo em vista o constante desenvolvimento da tecnologia, a necessidade de processos automatizados, rápidos e precisos, com redução de custos operacionais, se faz cada dia mais necessário.
Nesse sentido este trabalho apresentará os conceitos básicos para o correto dimensionamento de bombas centrifugas, fazendo a análise das curvas características dessas bombas.
Deve-se considerar para efeito de estudo que os conceitos e princípios básicos da hidráulica e sobre os sistemas de bombeamento estejam bem fixados. A partir desse ponto abordaremos altura manométrica, potencia consumida, vazão, entre outros aspectos importantes para a compreensão da curva de uma bomba centrifuga. 2.
Conceitos Iniciais
2.1 Regime de Análise:
Neste estudo os temas abordados tem como base o trabalho da bomba com um liquido perfeito em escoamento permanente no sistema podendo ser esse ultimo em regime não