bom humor
Saber rir de si mesmo é um grande dom, um sinal de autoconfiança e de domínio da situação
Por Ilana Berenholc
Pesquisas indicam que o bom humor é uma qualidade positiva nos negócios. Além de fazer bem à saúde, ajuda a aproximar as pessoas e a criar laços. Ele ajuda a mostrar seu lado humano, sem enfraquecer sua imagem ou deixá-lo vulnerável. Ele é uma ótima ferramenta em situações difíceis e desconfortáveis, ou até mesmo naquelas ocasiões em que você estiver sendo alvo de um ataque. Imagine a surpresa de seu "algoz", certo de que você perderá o controle, quando você tirar tudo de letra, com bom humor, achando graça da situação.
Usar o humor pode ser uma ótima ferramenta quando cometemos aquela gafe, como tropeçar e cair no meio de uma apresentação. Saber rir de si mesmo é um grande dom, um sinal de autoconfiança e de domínio da situação.
O humor também pode ser usado para quebrar o gelo, mas deve ser usado com moderação. Se você estiver tendo contato com uma pessoa pela primeira ou segunda vez, use o humor com cuidado. O ideal é esperar para usá-lo quando conhecer esta pessoa um pouco melhor. Agora, se você é daqueles que tem um perfil mais sério, que não se lembra de alguém ter rido de suas piadas, não tente ser algo que não é. Mantenha seu estilo para não cair no ridículo.
Fique atento se você é daqueles que adora fazer graça ou contar piadas. No ambiente profissional, não acredite que qualquer assunto possa ser motivo de graça. Cuidado com piadas ofensivas, racistas, sexistas ou escatológicas. Pode até ser que riam da piada que contou para não deixar você sem graça, mas certamente, além de ser um riso bem amarelo, comentários negativos a seu respeito irão surgir.
Atenção também para não se transformar no palhaço da turma e para que seu lado cômico não se torne a grande atração – maior do que suas outras qualidades. Isto vale para durante o expediente e também para o happy-hour. Não é porque o horário do