BOLSAS DE VALORES
No âmbito da cadeira de Economia, nos foi dado um tema Problema com o tema: “O Mercado de Títulos e Bolsas de Vaolres”, como sabemos Embora existam entidades que só operam com pregão electrónico (como a norte-americana Nas daq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.
No que concerne ao mercado de títulos, é onde se negocia o preço de títulos públicos e privados entre compradores de títulos e vendedores de títulos, em sua maioria títulos públicos. Não é um lugar físico. Normalmente é negociado via sistemas "on-line".
Título é um instrumento financeiro que rende juros, isto é, você compra um título (geralmente do governo) por um certo preço, e depois de um tempo, recebe o dinheiro que você comprou acrescido de juros.
O MERCADO DE TÍTULO E BOLSAS DE VALORES
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Bolsas de valores são locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. A Oferta Pública Inicial (IPO) é o lançamento, junto ao público, de determinado número de acções de uma companhia (mercado primário). As ofertas públicas se caracterizam por ser, na maioria dos casos, extensivas a quem não é accionista da empresa.
O mercado primário compreende o lançamento de novas acções no mercado, com aporte dos recursos arrecadados à companhia, é um processo de capitalização da empresa. É ainda no mercado primário onde ocorre a colocação de ações ou outros valores mobiliários, provenientes de novas emissões. As empresas recorrem ao mercado primário para complementar os recursos que necessitam, visando financiamento