Tecnicas de analises de investimentos
1. O plano de desenvolvimento da empresa
A função financeira tem como objectivos, de entre outros e como já sabemos, a promoção da maximização da rentabilidade de todas as aplicações de fundos e a oportuna obtenção dos recursos financeiros mais adequados para o financiamento da exploração e do desenvolvimento da empresa.
Os investimentos em capital circulante e o seu financiamento foram objecto da nossa atenção no Capítulo III; agora e ao longo de todo o Capítulo IV, vamos debruçar-nos sobre uma das mais importantes decisões que os gestores da empresa devem conscientemente assumir: a decisão de investimentos em capital fixo.
Para já, retenha mentalmente uma regra basilar da decisão de investimento e que é aplicável às empresas e aos indivíduos, pois não depende de quaisquer preferências individuais em relação ao consumo. Invista dez minutos do seu tempo a reflectir sobre cada uma das palavras nela contidas.
Ei-la: um projecto de investimento só deve ser empreendido se, no mínimo, proporcionar uma rendibilidade idêntica à de outras alternativas com o mesmo risco existente no mercado.
A amplitude da noção da decisão empresarial de investimentos tende a alargar-se cada vez mais e a englobar o próprio recrutamento do pessoal; contudo, e enquanto a decisão de investimento em capital fixo é susceptível de ser analisada cientificamente, a quantificação de uma decisão sobre um investimento humano já se revela bem mais complexa – p.e., como determinar o seu valor actual líquido?...
A tentativa de analisar cientificamente o recrutamento do pessoal, para além do estudo da adequação do candidato ao perfil técnico e psicológico do respectivo posto de trabalho, já é bastante meritórica pois, como reconhece H. Desprez, in Banque, Fev. 85, «o simples facto de previamente se pensar no recrutamento de pessoal como um investimento humano, já pode ser considerado como um verdadeiro progresso na empresa».
A decisão de investimento em