EVAPOTRANSPIRA O
A evapotranspiração é conjunto de processos da vaporização e da transpiração, isso é, É o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e por transpiração das plantas.
Evaporação: Responsável pela movimentação da água para o ar, através de fontes como lagos, córregos, rios, solo, mares e etc. Acontece quando o calor solar chega na água e é aquecida até que atinja seu ponto de ebulição. Daí em diante, o calor não eleva mais a temperatura da água, ele age como calor latente de vaporização e converte a água do estado líquido para o gasoso. Este vapor d'água se liberta do líquido e passa a compor a atmosfera, situando-se nas camadas mais próximas da superfície.
Transpiração: A transpiração representa o movimento da água dentro de uma planta, e a consequente perda da água para a atmosfera. Essa transpiração ocorre quase sempre pelas folhas, mas pode ocorrer essa transpiração através das lenticelas da casca do tronco, como por exemplo, em plantas lenhosas. É possível explicar esse processo através da fisiologia da folha da planta, a vaporização acontece a partir das paredes celulares, em direção aos espaços intercelulares de ar, ocorrendo então difusão, através dos estômatos, para a atmosfera.
Diferentes ambientes apresentarão diferentes taxas de evapotranspiração, uma vez que ela é afetada por vários fatores, como: estágio de crescimento da planta crescimento ou nível de maturidade, tipo de folha, a porcentagem de cobertura vegetal do solo, radiação solar, umidade, temperatura e o vento. A taxa de evapotranspiração da floresta será muito maior do que qualquer cultivo ou pastagem, mas modificações no uso do solo, geralmente implicam em mudanças no fluxo de vapor de água para a atmosfera e, consequentemente, no ciclo da água.
É possível encontrar a evapotranspiração em três formas, sendo elas: A evapotranspiração referência é a evapotranspiração de uma extensa superfície vegetada com vegetação rasteira