Estagio Meire
SUPERVISOR DE CAMPO: Daniela soares Amaral CRESS: 2054/23ª Região.
SUPERVISOR ACADÊMICO: Erotides leite dos santos CRESS: 1210/23ª Região.
INTRODUÇÃO O estágio curricular é compreendido como processo de vivência prático-pedagógica, que aproxima o acadêmico da realidade de sua área de formação e o auxilia a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional.
É um componente curricular fundamental para a formação dos profissionais do serviço social, É um espaço de aproximação real entre universidade e espaço de atuação, que possibilita uma integração à realidade social e participação no processo de desenvolvimento profissional. Os estágios objetivam a afirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades sob processo de supervisão.
Este relatório apresenta as observações e experiências do estágio curricular obrigatório sobre as intervenções sociais e aplicadas no contexto hospitalar, no tratamento e recuperação do câncer, realizado no segundo semestre de 2014, no INSTITUTO DE ONCOLOGIA E RADIOTERAPIA SÃO PELEGRINO. O relatório está dividido em partes, tendo a em sua composição, a fundamentação teórica e a apresentação do campo de estágio. Serão descritas as intervenções e atividades desenvolvidas pelo setor do serviço social da instituição. Foi realizado o projeto de intervenção: O ACOLHIMENTO COMO DIRETRIZ OPERACIONAL DO INSTITUTO DE RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA SÃO PELEGRINO.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A política é o Sistema único de Saúde-SUS, contudo mais especificamente a Política Nacional de Atenção Ontológica- PORTARIA Nº 2.439/GM DE 8 DE DEZEMBRO DE 2005. Conforme a lei, n° 8.080, de 19 de setembro de 1990. Atua na área da saúde, precisamente na área