Sistema Operacional Symbian
O que é
É um sistema operacional 32 bits multitarefa robusto, destinado para dispositivos móveis e smartphones principalmente da marca Nokia, plataforma e padrões abertos, com o intuito de dar mais agilidade, segurança, conforto e comodidade. Suporta o desenvolvimento principalmente em C e Java.
História
Em 1984 a Psion, que era uma pequena empresa Inglesa, começou a produzir computadores de mão, que culminaram no Psion Series 5, um handheld bastante poderoso para a época, oferecia um volume surpreendente de recursos e rodava um sistema operacional próprio, o EPOC 32.
Ele se tornou o preferido entre engenheiros, médicos e profissionais em geral, pois permitia trabalhar confortavelmente por longos períodos devido ao seu teclado que deslizava quando aberto, substituindo um notebook.
O grande destaque era o sistema operacional, que aproveitava muito bem os poucos recursos de hardware, mas rodava com um desempenho surpreendente. Após algumas versões que não tiveram sucesso a empresa descontinuou com a linha em 2000. Porém o EPOC sobreviveu, dando origem ao Symbian OS, que foi comprada pela Nokia que utilizava o sistema na maior parte de seus aparelhos.
Plataformas do Symbian
Series 40: O Symbian S40 é a versão mais popular da plataforma Symbian e era utilizado pela Nokia e por outras fabricantes em aparelhos básicos (feature phones). Não possui multitarefas e pode ser personalizado com temas.
Series 60: Este plataforma foi desenvolvida pela Nokia, mas também era encontrada em alguns aparelhos LG e Samsung. Está presente nos aparelhos mais antigos da empresa.
Series 80: É a plataforma da Symbian mais remota, porém, os aparelhos que a contém são extremamente poderosos em Hardware.
UiQ: Plataforma, mais parecida com palm’s, usada por todos os Sony Ericsson e Motorola com Symbian. Proporciona quase todas as capacidades que tem os Series 60 e Series 80.
Symbian Anna: Trouxe melhorias para o sistema como, por exemplo, o navegador mais rápido,