Pesquisa sobre o sistema operacional symbian
Introdução
O Symbian é um sistema operacional para dispositivos móveis e smartphones, com bibliotecas associadas, interface, frameworks e implementações com referência em ferramentas comuns. Ele descende do EPOC 32 da inglesa Psion e funciona exclusivamente em processadores ARM.
O Sistema Symbian suporta apenas um processador, porém o processador pode ser multicore.
Ele é Multi-programável, pois permite que realizar duas ou mais tarefas simultaneamente.
Histórico
O início de tudo
Fundada em junho 1998, a Symbian Ltd. é uma empresa de licenciamento de software que desenvolve e licencia o Symbian OS, sistema operacional para smartphones. Ela foi criada através da parceria entre as empresas Ericsson, Nokia, Motorola e a Psion.
Criação da Symbian Foundation
Após dez anos de parceria, no dia 24 de junho de 2008, a Nokia anunciou a sua intenção de adquirir as ações que ainda não possuía por 264 milhões de euros. Também anunciou a criação da Symbian Foundation, com o objetivo de “proporcionar software livre e acelerar a inovação”, além de se comprometer na contribuição do Symbian OS e interfaces de usuário.
A transferência de concessões referentes à Symbian Software Ltd., marcas e nomes de domínio da Nokia para a Fundação Symbian foram concluídos em abril de 2009.
Antigos acionistas
Antes de sua compra pela Nokia, a Symbian Ltd. era propriedade da Nokia (56,3%), Ericsson (15,6%), Sony Ericsson (13,1%), Matsushita/ Pananonic (10,5%) e Samsung (4,5%).
A Motorola vendeu sua participação para a Psion e para a Nokia em setembro de 2003. A Psion foi comprada pela Nokia, Matsushita/Pananonic, Siemens AG e a Sony Ericsson em julho de 2004.
Abertura de código – open source
Com a compra definitiva da Symbian Ltd. em dezembro de 2008, incluindo os direitos sobre o sistema operacional, a Nokia anunciou a abertura do código fonte e a transferência do desenvolvimento para uma fundação neutra, a Symbian Foundation.
A transição para código aberto foi