Ensinando tabuada
ESTRATÉGIA
Ensinar matemática básica para os alunos utilizando o método etnopedagógico.
OBJETIVO
Trabalhar a tabuada como uma forma de reforço no ensino da matemática.
Geral Utilizar a perspectiva metodológica de jogos e recreação para ensinar conceitos presentes na matemática básica para alunos do 6º ano do ensino fundamental a partir da realidade cotidiana dos estudantes.
Específicos
Despertar nos alunos o gosto de aprender a tabuada;
Chamar atenção dos alunos por que aprender a tabuada pode ser muito divertido;
Contextualizar a tabuada, sua importância histórica e utilização;
Promover atividades integradas com o laboratório de informática;
Apresentar a tabuada aos alunos, através de jogos e musicas.
METODOLOGIA:
Na perspectiva metodológica, o processo de ensino e aprendizagem utilizará o método analítico, o método indutivo e o método da construção colaborativa. As aulas serão dialogadas e de caráter investigativo, explicativo, demonstrativo e prático.
Procedimentos metodológicos:
O Plano de aula/ensino será desenvolvido por 5 (cinco) etapas , realizada no final de cada aula ministrada. Será usada a forma expositiva, experimentação, dinâmica e jogos. Visando trabalhar o contexto e as aplicações da matemática básica em situações diversas da realidade dos estudantes. Como se trata de um plano de aula diferenciado para reforçar as estruturas comportamentais de conhecimento dos alunos, pode aplicado sem interferir no conteúdo base estudado.
1ª Etapa: Conversando sobre Tabuada Conversar e apresentar aos alunos a importância do estudo da matemática e da tabuada no dia a dia. Após aprofundamento dos conceitos solicitar que os alunos escrevam um exemplo para uso da tabuada no dia a dia. Será solicitado dos alunos que construa e responda a tabuada individualmente.
2ª Etapa:
Ouvindo a Tabuada. Na própria sala de aula, com o uso de um aparelho de som, será pedido para os alunos ouvirem as