Contabildade
Análise das Demonstrações Contábeis - Análise Vertical e Horizontal
Sumário
1 - Introdução
2 - Tipos de Análise
3 - Técnicas Utilizadas na Análise
4 – Análise Vertical / Horizontal
4.1 – Análise Vertical
4.2 - Análise Horizontal
4.3 - Objetivos da Análise Vertical e Horizontal 1 - Introdução
A Contabilidade é uma ciência de informação, cujo objetivo é controlar o Patrimônio, visando fornecer uma série de dados sobre a estrutura da empresa.
A Análise das Demonstrações Financeiras transforma esses dados em informações úteis para os interessados, sócios ou acionistas, fornecedores, instituições financeiras e o governo.
A análise das Demonstrações Financeiras compreende um exame detalhado dos diversos componentes, conhecidos como contas, fazendo um comparativo entre si ou em relação a outros integrantes como um todo.
Uma análise para ser mais eficiente, deve se basear em mais de um exercício social, é recomendável a comparação de no mínimo três exercícios sociais, para observar a tendência dos indicadores.
Sendo um dado numérico estático, o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sim sob o aspecto dinâmico e dentro de um contexto mais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser cuidadosamente interpretados, inclusive em relação ao mercado de atuação da empresa e os próprios indicadores de outras empresas do mesmo ramo de negócios.
2 - Tipos de Análise
- De estrutura, vertical ou de composição;
- De evolução, horizontal ou de crescimento;
- De confronto (valores monetários não-homogêneos);
- De origens e aplicações de recursos, ou de fluxos de recursos.
3 - Técnicas Utilizadas na Análise As principais técnicas de análise utilizadas são:
I – Análise Horizontal
Demonstra a evolução das contas patrimoniais e de resultado dentro de uma série de exercícios.
Através desta técnica é possível avaliar e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados. II –