Contabildade
TEORIA DA CONTABILIDADE
Trabalho de Teoria da Contabilidade apresentado à Universidade Anhanguera - Uniderp, curso de administração, sob a orientação do Tutor Prof. ME. Olney Bruno da Silveira Junior
POLO COTIA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização, e advém da necessidade humana de registrar e proteger suas posses e controlá-las, organizando assim a sociedade humana economicamente. Com ela evoluíram várias outras áreas do conhecimento e seus instrumentos, como a matemática, que está intrinsecamente ligada à Contabilidade. Esta só conheceu os números abstratos devido a necessidade contábil, e vem evoluindo juntamente com a mesma.
A economia também é grande aliada da Contabilidade, no sentido de traduzir as informações contábeis e suas demonstrações, tornando-as analíticas e competitivas indicando tendências de mercado positivas, negativas ou até mesmo nulas, conforme cita
Iudícibus (2001).
Sendo assim, se faz necessária uma pesquisa acadêmica, que consiga abordar a origem contábil e sua evolução, para assim traçar novas perspectivas e tendências, deixando para traz as tabulações em argila e barro, e vindo para a Era da informática sem perder sua essência e princípios enquanto ciência e instrumento de organização e sistematização social, conforme cita Sá (2006).
ORIGEM DA CONTABILIDADE
O surgimento da contabilidade deu-se ainda nas civilizações da Antiguidade, estudos feitos nesta área, nos mostram que o homem primitivo já se preocupava em cuidar de sua riqueza. Existem registros de primeiros sinais da existência da contas e os primeiros exemplos completos de contabilidade a aproximadamente 4000 a.C., na civilização sumério-babilonense.
A contabilidade foi aprimorando-se de