BoletimEF
Revista Científica da UFPA, V. 7, Nº 01, 2009
Influências dos Aspectos Físicos e Didáticos
Pedagógicos nas Aulas de Educação Física em
Escolas Municipais de Belém
Amanda Santos de Medeiros1
Resumo
A pesquisa aborda sobre dos maiores problemas enfrentados pelo professor de
Educação Física na escola: péssimas condições de trabalho, como quadras abandonadas, materiais didáticos pedagógicos (bolas, arcos, cordas, entre outros) insuficiente ou inexistentes. São comuns as aulas de Educação Física acontecerem em locais inadequados ou improvisados; o professor disponibilizar seu próprio material e/ou desenvolver suas aulas, unicamente, com material alternativo.
Baseado em autores como Negrine, Xavier, Ferreira, Matos, entre outros, e nas apreensões da pesquisadora sobre Educação Física, este estudo trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritivo, com enfoque fenomenológico, com o objetivo de diagnosticar a situação da Educação Física nas Escolas Municipais de Belém, identificando os espaços físicos e os materiais didáticos pedagógicos destinados a sua prática, desvelando o olhar docente sobre as influencias dos mesmos nas aulas de Educação Física no ambiente escolar. A investigação valeu-se de entrevistas abertas com os professores de Educação Física dessas escolas, e registro fotográfico dos espaços e equipamentos destinados ao conteúdo curricular em questão. Seus resultados foram apresentados em tabelas e analises devidamente confrontada com os discursos dos sujeitos e o referencial teórico que subsidiou o estudo.
Palavras Chaves: Educação física Escolar; Espaço físico; Recurso Didático Pedagógico.
1
Licenciada Plena em Educação Física / Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Castanhal;
Especialista em Educação Física Escolar / Universidade do Estado do Pará. Belém (Pa). Fone: (91) 32764608. amandasdemedeiros@hotmail.com MEDEIROS, A. S. de
1
Influências dos Aspectos Físicos e Didáticos Pedagógicos nas Aulas de Educação