Bodyboard
Beatriz Vilaça, 14691, 1ºano
Índice
Introdução
O Bodyboard é um desporto aquático, praticado na superfície das ondas do mar em que o praticante usa a sua prancha de modo a conseguir deslizar na crista, na face ou na curva de uma onda, em direção à areia.
Uma prancha padrão de bodyboard, consiste numa peça curta e retangular de material sintético hidrodinâmico.
Os praticantes de bodyboard, ou seja, os bodyboarders, geralmente usam umas barbatanas (pés de pato) para propiciar uma propulsão suplementar e um melhor controle da prancha.
Por ser um desporto praticado no mar, é comum o uso de fatos de neoprene, cujo tecido têm uma espessura suficientemente grossa, de maneira a que o praticante não sinta frio.
É também frequente, que os praticantes mais experientes passem na prancha uma espécie de cera que serve para criar atrito entre a prancha e o fato, de modo a que o corpo não escorregue.
História mundial
O bodyboard apareceu no Hawaii em 1971.
Foi criado por Tom Morey, tendo sido também o criador da prancha Morey Boogie. Ele teve uma enorme que importância no desporto, visto que até hoje existem pessoas que chamam ao bodyboard, morey boogie.
Contudo, Tom Morey não é o responsável pela invenção desta arte. Existem relatos datados do século XV que falam de polinésios a surfar deitados.
Essas tábuas primitivas eram consideradas as “pranchas do povo”, visto que apenas à realeza era permitido surfar em pé.
Esta tradição conferia realmente ao surf o privilégio de ser o desporto dos reis, mas, no entanto, demonstra que há mais de quinhentos anos que o bodyboard é a maneira mais divertida de aproveitar uma onda.
Tom Morey tentou imaginar uma prancha que pudesse ser surfada de uma maneira diferente da habitual e, pela primeira vez, ele pode sentir a onda através da prancha.
No dia 9 de Julho de 1971, o Bodyboard apareceu oficialmente pela mão de Tom